O Dia na Folia
O Carnaval, uma das maiores festas do mundo, merece um destaque especial em um dos principais jornais do Rio de Janeiro, berço do samba. O Jornal O Dia sempre se destacou por sua cobertura completa durante todos os dias de folia, com foco principal nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Por isso, decidimos criar uma capa especial, onde os leitores possam acompanhar todas as notícias e a agenda dessa grandiosa celebração de forma otimizada.
Ano
2020
Empresa
Grupo O Dia de Comunicação
Minha Contribuição
Research, UI Design
O Carnaval, uma das maiores festas do mundo, merece um destaque especial em um dos principais jornais do Rio de Janeiro, berço do samba. O Jornal O Dia sempre se destacou por sua cobertura completa durante todos os dias de folia, com foco principal nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Por isso, decidimos criar uma capa especial, onde os leitores possam acompanhar todas as notícias e a agenda dessa grandiosa celebração de forma otimizada.
Ano
2020
Empresa
Grupo O Dia de Comunicação
Minha Contribuição
Research, UI Design
01. OVERVIEW
O Jornal O Dia, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, buscava aprimorar sua editoria de carnaval, oferecendo aos leitores um canal exclusivo e personalizado para acompanhar todas as notícias e a agenda do evento. Além disso, o jornal desejava fortalecer sua presença digital, destacando seu camarote na Sapucaí. O objetivo era promover e compartilhar todas as atrações e acontecimentos do camarote durante os desfiles, sem ofuscar as principais matérias da editoria.
O Jornal O Dia, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, buscava aprimorar sua editoria de carnaval, oferecendo aos leitores um canal exclusivo e personalizado para acompanhar todas as notícias e a agenda do evento. Além disso, o jornal desejava fortalecer sua presença digital, destacando seu camarote na Sapucaí. O objetivo era promover e compartilhar todas as atrações e acontecimentos do camarote durante os desfiles, sem ofuscar as principais matérias da editoria.
02. PROBLEMA
Identificou-se que os usuários estavam tendo dificuldade em encontrar matérias sobre o carnaval, pois estas estavam misturadas na editoria de "diversão" do jornal. Para resolver esse problema, era necessário criar uma editoria própria, com uma identidade temática que valorizasse o conteúdo. Além disso, seria importante incluir uma seção específica para destacar as ações do camarote do jornal durante os desfiles.
Identificou-se que os usuários estavam tendo dificuldade em encontrar matérias sobre o carnaval, pois estas estavam misturadas na editoria de "diversão" do jornal. Para resolver esse problema, era necessário criar uma editoria própria, com uma identidade temática que valorizasse o conteúdo. Além disso, seria importante incluir uma seção específica para destacar as ações do camarote do jornal durante os desfiles.
03. PROCESSO DE DESIGN
Iniciamos o projeto considerando não apenas as necessidades dos leitores (usuários), mas também as demandas da redação no fluxo de trabalho para editar a capa e escrever matérias durante o evento de forma rápida e em tempo real. Com o know-how dos editores e repórteres, conseguimos identificar o que era necessário para que o trabalho fluísse de maneira orgânica e ágil. Além disso, levantamos hipóteses para melhorar a experiência dos usuários dentro da nova editoria.
Realizamos adaptações em nosso CMS e outras ferramentas para melhorar o fluxo de trabalho da redação. Em paralelo, identificamos com nossos usuários os assuntos mais populares sobre o carnaval e as dificuldades que enfrentavam ao consumir esse tipo de conteúdo em nosso portal. Também colaboramos com as equipes comercial e de marketing para definir estratégias para uma seção exclusiva no canal, promovendo o camarote do jornal.
Com os insights coletados, iniciamos a criação das interfaces, integrando totalmente o time de desenvolvimento em todos os processos para garantir uma implementação ágil.
Ao final do projeto, entregamos um canal alinhado à identidade da marca "O Dia na Folia", com notas bem destacadas e ilustradas, permitindo que os usuários naveguem e identifiquem facilmente as matérias da editoria. Criamos uma seção exclusiva para mostrar tudo o que acontecia dentro do nosso camarote, permitindo que foliões presentes enviassem mídias para o site (com um sistema interno de moderação), além de incluir uma agenda dos blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro.