O Dia na Folia

O Carnaval, uma das maiores festas do mundo, merece um destaque especial em um dos principais jornais do Rio de Janeiro, berço do samba. O Jornal O Dia sempre se destacou por sua cobertura completa durante todos os dias de folia, com foco principal nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí.

Ano
2020

Empresa
Grupo O Dia de Comunicação

Minha Contribuição
Research, UI Design
01. OVERVIEW

O Jornal O Dia, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, buscava aprimorar sua editoria de carnaval, oferecendo aos leitores um canal exclusivo e personalizado para acompanhar todas as notícias e a agenda do evento. Além disso, o jornal desejava fortalecer sua presença digital, destacando seu camarote na Sapucaí. O objetivo era promover e compartilhar todas as atrações e acontecimentos do camarote durante os desfiles, sem ofuscar as principais matérias da editoria.
02. PROBLEMA

Identificou-se que os usuários estavam tendo dificuldade em encontrar matérias sobre o carnaval, principalmente quando não estava no período dos desfiles das escolas de samba, onde nesse período, a home ganhava um módulo de destaque, com notícias sobre o evento. Fora desse período, as notícias estavam misturadas na editoria de "diversão" do jornal. Para resolver esse problema, era necessário criar uma editoria própria, com uma identidade temática que valorizasse o conteúdo. Além disso, seria importante incluir uma seção específica para destacar as ações do camarote do jornal durante os desfiles, reforçando sua força comercial e de brand.
03. PROCESSO DE DESIGN
Iniciamos o projeto considerando não apenas as necessidades dos leitores (usuários), mas também as demandas da redação no fluxo de trabalho para editar a capa e escrever matérias durante o evento de forma rápida e em tempo real. Com o know-how dos editores e repórteres, conseguimos identificar o que era necessário para que o trabalho fluísse de maneira orgânica e ágil. Além disso, levantamos hipóteses para melhorar a experiência dos usuários dentro da nova editoria.
Realizamos adaptações em nosso CMS e outras ferramentas para melhorar o fluxo de trabalho da redação. Em paralelo, identificamos com nossos usuários os assuntos mais populares sobre o carnaval e as dificuldades que enfrentavam ao consumir esse tipo de conteúdo em nosso portal. Também colaboramos com as equipes comercial e de marketing para definir estratégias para uma seção exclusiva no canal, promovendo o camarote do jornal.
Com os insights coletados, iniciamos a criação das interfaces, integrando totalmente o time de desenvolvimento em todos os processos para garantir uma implementação ágil.
Ao final do projeto, entregamos um canal alinhado à identidade da marca "O Dia na Folia", com notas bem destacadas e ilustradas, permitindo que os usuários naveguem e identifiquem facilmente as matérias da editoria. Criamos uma seção exclusiva para mostrar tudo o que acontecia dentro do nosso camarote, permitindo que foliões presentes enviassem mídias para o site (com um sistema interno de moderação), além de incluir uma agenda dos blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro.

outros projetos:

Voltar ao topo da página